Projetos
- 2015
ESTADO
DE SANTA CATARINA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 20ª SDR
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA HERCÍLIO BEZ - GRAVATAL/SC
Fone:
(48) 3631-9363 E-mail: eebherciliobez@hotmail.com
JOGOS
ESCOLARES
Justificativa
O
gosto pelo esporte, bem como as atividades físicas, em geral, é na
maioria das vezes, nato de cada ser humano, em especial na criança e
no jovem. Esta atividade pode ser desenvolvida de muitas maneiras,
desde que estimule a participação coletiva e o espírito de equipe.
Portanto,
é importante que a escola oportunize a prática desportiva,
possibilitando a participação dos alunos, tanto no cotidiano
escolar como também em atividades extraescolares.
A
realização de jogos entre turmas é uma forma de promover a
integração entre alunos e professores.
Objetivos
- Trabalhar as habilidades individuais e coletivas;
- Oportunizar a prática do esporte e a socialização do aluno;
- Desenvolver o espírito de participação e competição de forma sadia;
- Oportunizar a prática do esporte e a integração entre os alunos das escolas.
Procedimentos
estratégicos, cronograma e execução
- Definição dos critérios, para a organização das equipes.
- Divulgação das datas de realização do evento.
- Recolhimento das inscrições das equipes.
Cronograma
de realização
Semana
da Criança
Local:
Ginásio de Esportes da Bela Vista
Modalidades
Futsal
Voleibol
Handebol
Tênis
de Mesa
Basquete
Xadrez
Executores
Responsáveis
A
direção, professores, funcionários e alunos da escola.
Avaliação
A
avaliação será feita após a realização do torneio, com todos os
envolvidos.
FESTA
CAIPIRA
Justificativa
A
festa Junina vem sendo, anualmente incorporada ao Calendário
escolar, por dois motivos: o primeiro por ser uma festa de
preservação de preservação dos costumes e tradições juninas; ao
mesmo tempo em que reúne, integra e aproxima a comunidade escolar,
também arrecada fundo, para a melhoria da escola. È um evento em
que há participação e colaboração da grande maioria de pais.
Objetivos
Preservar
e mostrar, a quem não conhece, a cultura e as tradições presentes
nas festas juninas;
Valoriza
talentos dos estudantes, através das apresentações artísticas e
culturais;
Oferecer
aos alunos e suas famílias a oportunidade de lazer saudável.
Metodologia
A
festa junina será organizada pela APP, com a participação efetiva
da direção, dos professores, funcionários e alunos da escola.
Durante o período preparatório, os alunos aprenderão e ajudarão a
bandeirolas e balões para a ornamentação do ambiente. Os
professores organizarão grupos para as apresentações artísticas e
culturais, tradicionais da época, como a Dança da Quadrilha,
Pau-de-fita e Casamento do Jeca.
Cronologia:
O evento ocorrerá no dia 29 de maio de 2015.
Avaliação
A
avaliação será feita pelos organizadores e participantes,
indicando os pontos positivos e negativos para que sejam corrigidos
para os próximos eventos.
DESFILE
CÍVICO
Justificativa
A
escola, enquanto instituição educacional, precisa promover o
resgate histórico do significado da Proclamação da Independência
para a nação, refletindo o papel do estudante, na construção de
uma sociedade independente, soberana e próspera.
Nesse
contexto, é de fundamental importância cultivar o respeito e amor à
Pátria, que é o lugar onde vivemos, trabalhamos, construímos
nossas famílias, nossos sonhos.
O
amor à Pátria é externado, diariamente, nas mais singelas
atitudes, porém, na Semana da Pátria é tradição da comunidade
realizar o Desfile Cívico público, alusivo à Independência do
Brasil, no qual a comunidade se faz presente para apreciar e
prestigiar todas as escolas participantes.
Objetivos
-Promover
a participação do aluno na homenagem à nossa Pátria, realizada
anualmente em nosso município.
-
Refletir sobre significado da Proclamação da República para a
nação brasileira;
-
Compreender que a participação no desfile, cantar os Hinos da
Independência, o Nacional e o de Santa Catarina são formas
institucionais de amor à Pátria;
-
Perceber a importância da contribuição do aluno na construção de
uma nação independente e soberana.
Metodologia
A
Homenagem Cívica será realizada durante a semana da Pátria, que
será de 01 a 07 de setembro de 2015.
No
dia sete de setembro, será realizado um desfile no Centro da cidade
de Gravatal, seguido de uma homenagem cívica, em conjunto com outras
escolas do município, conforme programação da Secretaria Municipal
de Educação e escolas participantes, existentes no município.
Cronograma
A
abertura da Semana da Pátria será dia 01/09/2015
O
desfile cívico será realizado no dia 07 de setembro de 2015.
Responsáveis:
Direção, professores, funcionários, assistente técnico
pedagógicos e alunos da escola.
A FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Justificativa
Propõe-se
um Projeto, cujo foco é a sensibilização e a conscientização dos
pais, redimensionando e valorizando as potencialidades do seu filho.
O principal alvo são as pessoas responsáveis pelas crianças/alunos,
de preferência aquelas diretamente envolvidas no cuidado ministrado
às crianças - os pais (havendo consangüinidade ou não). São
incluídos aqui todos aqueles que exercem, junto ao aluno, o papel de
mãe e pai, como tios, avós, pais adotivos.
O envolvimento e a
participação da família no ambiente escolar, nos dias atuais, são
considerados componentes importantes para o desempenho ideal das
instituições de ensino, e para a segurança do aluno, em sua vida
escolar. O ambiente escolar tem, sem dúvida, uma função
importantíssima, a educadora. Por isso, se faz necessário que a
família procure acompanhar o desenvolvimento do aluno,
em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar
quanto na escola.
Objetivo Geral
Desenvolver um
trabalho coletivo, no ambiente escolar, incluindo a família no
processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, a
criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de seus
filhos.
Objetivos
Específicos
- Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
- Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
- Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
- Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
- Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
- Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
METODOLOGIA
- Adaptar filmes sobre a família;
- Fazer torneios entre filhos x pais na escola;
- Palestras envolvendo a participação dos pais como palestrante;
- Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
- Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
- Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
- Trabalhar a autoestima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
- Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
- CONTEÚDOS:
- Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; -Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problema -História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno; -Ciências; higiene e corpo humano; -Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
- ATIVIDADES:
- Releitura de filme
sobre a família;
Utilizar recortes e
desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
- Trabalhar os
diversos tipos de moradias, podendo ser através de histórias
infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de
recortes de revistas;
- Pedir para os
alunos que pesquisem com seus pais e avós ou outro integrante de sua
família sobre a sua origem;
- Recorte de
revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
- Partindo do tema
higiene, pedir para que os alunos tragam de casa, rótulos de
produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras
atividades;
- Trabalhar vários
textos coletivos a partir do tema.
7 AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
LEITURA
NA ESCOLA
Justificativa:
Saber
ler, no mundo competitivo atual, é imprescindível para que a pessoa
busque sempre aprimorar seus conhecimentos. Ao verificarmos a falta
do gosto pela leitura e a falta de competência para a mesma,
resolvemos implantar o projeto para sanar essas lacunas. Objetivamos,
paulatinamente, ir formando um leitor crítico e competente. Cabe
ressaltar que, ao trabalhar com textos literários, que são
considerados mais completos, atende-se também a necessidade de
ficção e fantasia, ajudando na formação do caráter e adquirir
conhecimento do mundo e de si. Os benefícios culturais e sociais são
enormes, além de melhorarmos como ser humano.
Houve
necessidade de realizar este projeto, pois porque sabe-se da
importância de contribuir na formação de leitores críticos e
melhores escritores. Com isso, os alunos interagem, participam,
trocam conhecimentos e experiências, pois cada livro (leitura) é
uma viagem.
As
crianças (1ª a 4ª série) podem pedir aos pais para lerem os
livros, gibis, poesia, e outros. Além disso, a troca de livros
acentua o processo de aquisição da linguagem escrita, oral e
corporal. Ainda, ler com e na família fortalece os laços afetivos,
desenvolve a criatividade.
Objetivo
Geral
-
Formar
leitores competentes capazes de ler e compreender suas leituras;
-
Proporcionar a leitura de obras disponíveis na escola.
Objetivos
Específicos
-
Capacitar alunos para lerem textos mais complexos, ler na sua
profundidade, não ficando na superficialidade, ler nas entrelinhas;
-
Ter senso crítico, debater, questionar os temas tratados;
-
Contagiar a criança, adolescente a lerem livros, gibis, poesias,
músicas, cordéis e outros, fazendo rodízio destes instrumentos
entre o público alvo, estimulando o prazer da leitura, através da
história lida e da criatividade do professor.
Descrição
da Ação
O
professor titular (1° ao 5° ano) os professores de Língua
Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
farão o controle e registro dos livros lidos pelos alunos;
Serão
trabalhados textos de vários gêneros, como música, filme, poemas,
contos, crônicas, textos informativos e científicos, para chegarem
a ler romances de maior fôlego. Assim teremos leitores mais
competentes, que irão tomando gosto pela leitura;
Com
maior número e variação de títulos, esperamos um aumento
acentuado de leitores, que deverá aumentar a cada dia.
Resultados
Esperados
Que
muitas crianças e adolescentes comecem a ter prazer em ler um livro
e descubram que ler é a melhor coisa da vida;
Espera-se
que os alunos, paulatinamente, vão tomando o gosto pela leitura,
vendo-a como uma necessidade básica para suas vidas;
Recursos:
Livros
Cronologia:
Durante
o ano letivo de 2013 – tendo início no mês de março.
Avaliação:
A
avaliação será realizada mediante observação e registro do
professor regente, podendo emitir nota ao desempenho do aluno.
FANFARRA
Justificativa
Toda
comunidade escolar, bem como, as crianças, adolescentes e jovens,
que vivem no entorno da Escola, necessitam de algo para estimular e
aprimorar o conhecimento. A banda é uma forma de promover o bem
estar da comunidade, agregando a população em torno de si para
conviver em uma atmosfera de alegria e aprendendo a cultivar
tradições culturais.
Aprender
música permitirá a cada aluno e comunidade o aprimoramento do
raciocínio e da concentração, aumento da coordenação motora e da
lógica, facilitando o aprendizado de outras áreas de conhecimento.
Dessa
forma, o espírito de companheirismo, solidariedade e a
conscientização de que o bem sucedido resultado final tornar-se-á
real quando todos os participantes derem sua contribuição.
Sendo
assim, criou-se a fanfarra, contendo
um grupo de músicos instrumentais que, geralmente, apresentam-se ao
ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de
marcha - sua apresentação musical. Esse grupo geralmente utiliza
duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão.
Sua música
geralmente tem um ritmo forte, adequado à marcha.
A
fanfarra é o instrumento que faz o aluno participar mais ativamente
no aprendizado musical. O aluno apresenta um potencial que deve ser
explorado e desenvolvido e por meio da fanfarra, promoverá não só
o ritmo, mas também a melodia, que, embora, às vezes simples, dará
ao estudante o prazer de emitir sons diferentes no mesmo instrumento.
Objetivo
Geral
- Desenvolver a
participação dos jovens em trabalhos coletivos e possibilitar o
aprimoramento de técnicas musicais, incentivando o resgate da
fanfarra como patrimônio cultural e cívico.
Objetivos
Específicos
-
Oportunizar ao aluno a convivência em grupo, a noção de equipe, a
organização e sobre a responsabilidade e importância de cada um
dentro do conjunto, favorecendo a integração entre escola e
comunidade;
Valorizar
a tradição da Semana da Pátria;
Oportunizar
aos alunos uma forma saudável de lazer e integração.
Público
Alvo
Alunos
do 1° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Cronologia
Os
ensaios acontecem em dias dois dias intercalados durante a semana e
aos sábados, no horário matutino no Ginásio de Esportes.
Apresentação
do desfile cívico, no Centro de Gravatal, onde toda a comunidade
escolar se apresenta.
Avaliação
A
avaliação será feita pelos organizadores e participantes,
indicando os pontos positivos e negativos para, nos próximos
eventos, corrigi-los, aprimorando o evento.
EEB
Hercílio Bez
Plano
de Ação de Incentivo a Leitura e revitalização das bibliotecas:
“Ler, ver, viver e participar”
Ação (ões)
|
Diagnóstico
(Situação Atual)
|
Objetivos
|
Metodo-
logia
|
Local
|
Cronologia
|
Recursos
|
Respon-
sáveis
|
|||
Inicio
|
Término
|
Financeiros
|
Humanos
|
Materiais
|
||||||
Seleção dos livros de literatura
infantil p/ os Projetos PENOA e Mais Educação
|
Proporcionar interesse e prazer
para com a leitura.
|
Objetivo
Geral:
*Formar leitores competentes obtendo o gosto
pela leitura, visando aumentar o interesse da leitura por jovens,
crianças e adultos (pais/responsáveis) por meio (ações) de,
incentivo a leitura na escola e em casa, juntamente com a família.
|
Março a Novembro.
|
Biblioteca
|
Março
|
Novembro.
|
Alunos,
Professores e pais
|
Bolsas
de Pano e
Livros
de
Literatura Infantil
|
Bibliotecária
Professores
Regentes
Grêmio Estudantil
|
|
Bolsa Literária
p/alunos de 3º ao 5º ano, contendo dois livros p/ ler em casa,
juntamente com a família.
|
Incentivar a família
a participar da leitura em casa c/a Bolsa Literatura.
|
Objetivos Específicos:
*Fazer com que os alunos, pais, professores
tenham senso crítico, debatendo, questionando sobre os temas
tratados através da leitura de livros de literatura;
*Contagiar a criança, adolescente e o
adulto a ler vários gêneros discursivos (livros, gibis, poesias,
músicas, cordéis e outros), fazendo rodízio destes gêneros
textuais com o público alvo, estimulando através dos livros e
diversos portadores textuais a ler;
*Incrementar a leitura no âmbito escolar e familiar;
* Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental
na formação do senso crítico e da cidadania;
*Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de
leituras afins;
|
Sala de Aula
|
Março
|
Novembro.
|
Gravatal, 17 de março de
2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário