terça-feira, 16 de junho de 2015


Projetos - 2015

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 20ª SDR
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HERCÍLIO BEZ - GRAVATAL/SC
Fone: (48) 3631-9363 E-mail: eebherciliobez@hotmail.com


JOGOS ESCOLARES

Justificativa
O gosto pelo esporte, bem como as atividades físicas, em geral, é na maioria das vezes, nato de cada ser humano, em especial na criança e no jovem. Esta atividade pode ser desenvolvida de muitas maneiras, desde que estimule a participação coletiva e o espírito de equipe.
Portanto, é importante que a escola oportunize a prática desportiva, possibilitando a participação dos alunos, tanto no cotidiano escolar como também em atividades extraescolares.
A realização de jogos entre turmas é uma forma de promover a integração entre alunos e professores.
Objetivos
  • Trabalhar as habilidades individuais e coletivas;
  • Oportunizar a prática do esporte e a socialização do aluno;
  • Desenvolver o espírito de participação e competição de forma sadia;
  • Oportunizar a prática do esporte e a integração entre os alunos das escolas.
Procedimentos estratégicos, cronograma e execução
  • Definição dos critérios, para a organização das equipes.
  • Divulgação das datas de realização do evento.
  • Recolhimento das inscrições das equipes.

Cronograma de realização
Semana da Criança
Local: Ginásio de Esportes da Bela Vista
Modalidades
Futsal
Voleibol
Handebol
Tênis de Mesa
Basquete
Xadrez
Executores Responsáveis
A direção, professores, funcionários e alunos da escola.

Avaliação
A avaliação será feita após a realização do torneio, com todos os envolvidos.


FESTA CAIPIRA

Justificativa

A festa Junina vem sendo, anualmente incorporada ao Calendário escolar, por dois motivos: o primeiro por ser uma festa de preservação de preservação dos costumes e tradições juninas; ao mesmo tempo em que reúne, integra e aproxima a comunidade escolar, também arrecada fundo, para a melhoria da escola. È um evento em que há participação e colaboração da grande maioria de pais.

Objetivos

Preservar e mostrar, a quem não conhece, a cultura e as tradições presentes nas festas juninas;
Valoriza talentos dos estudantes, através das apresentações artísticas e culturais;
Oferecer aos alunos e suas famílias a oportunidade de lazer saudável.

Metodologia

A festa junina será organizada pela APP, com a participação efetiva da direção, dos professores, funcionários e alunos da escola. Durante o período preparatório, os alunos aprenderão e ajudarão a bandeirolas e balões para a ornamentação do ambiente. Os professores organizarão grupos para as apresentações artísticas e culturais, tradicionais da época, como a Dança da Quadrilha, Pau-de-fita e Casamento do Jeca.
Cronologia: O evento ocorrerá no dia 29 de maio de 2015.

Avaliação
A avaliação será feita pelos organizadores e participantes, indicando os pontos positivos e negativos para que sejam corrigidos para os próximos eventos.


DESFILE CÍVICO

Justificativa

A escola, enquanto instituição educacional, precisa promover o resgate histórico do significado da Proclamação da Independência para a nação, refletindo o papel do estudante, na construção de uma sociedade independente, soberana e próspera.
Nesse contexto, é de fundamental importância cultivar o respeito e amor à Pátria, que é o lugar onde vivemos, trabalhamos, construímos nossas famílias, nossos sonhos.
O amor à Pátria é externado, diariamente, nas mais singelas atitudes, porém, na Semana da Pátria é tradição da comunidade realizar o Desfile Cívico público, alusivo à Independência do Brasil, no qual a comunidade se faz presente para apreciar e prestigiar todas as escolas participantes.

Objetivos

-Promover a participação do aluno na homenagem à nossa Pátria, realizada anualmente em nosso município.
- Refletir sobre significado da Proclamação da República para a nação brasileira;
- Compreender que a participação no desfile, cantar os Hinos da Independência, o Nacional e o de Santa Catarina são formas institucionais de amor à Pátria;
- Perceber a importância da contribuição do aluno na construção de uma nação independente e soberana.

Metodologia

A Homenagem Cívica será realizada durante a semana da Pátria, que será de 01 a 07 de setembro de 2015.
No dia sete de setembro, será realizado um desfile no Centro da cidade de Gravatal, seguido de uma homenagem cívica, em conjunto com outras escolas do município, conforme programação da Secretaria Municipal de Educação e escolas participantes, existentes no município.

Cronograma
A abertura da Semana da Pátria será dia 01/09/2015
O desfile cívico será realizado no dia 07 de setembro de 2015.

Responsáveis: Direção, professores, funcionários, assistente técnico pedagógicos e alunos da escola.


A FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Justificativa

Propõe-se um Projeto, cujo foco é a sensibilização e a conscientização dos pais, redimensionando e valorizando as potencialidades do seu filho. O principal alvo são as pessoas responsáveis pelas crianças/alunos, de preferência aquelas diretamente envolvidas no cuidado ministrado às crianças - os pais (havendo consangüinidade ou não). São incluídos aqui todos aqueles que exercem, junto ao aluno, o papel de mãe e pai, como tios, avós, pais adotivos.

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar, nos dias atuais, são considerados componentes importantes para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança do aluno, em sua vida escolar. O ambiente escolar tem, sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso, se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento do aluno, em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na escola.

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho coletivo, no ambiente escolar, incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de seus filhos.
Objetivos Específicos
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
  • Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
  • Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
  • Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
  • Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.

METODOLOGIA
  • Adaptar filmes sobre a família;
  • Fazer torneios entre filhos x pais na escola;
  • Palestras envolvendo a participação dos pais como palestrante;
  • Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
  • Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
  • Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
  • Trabalhar a autoestima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
  • Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.


  1. CONTEÚDOS:
  1. Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; -Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problema -História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno; -Ciências; higiene e corpo humano; -Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.

  1. ATIVIDADES:
- Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
- Trabalhar os diversos tipos de moradias, podendo ser através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
- Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós ou outro integrante de sua família sobre a sua origem;
- Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
- Partindo do tema higiene, pedir para que os alunos tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades;
- Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema.

7 AVALIAÇÃO:

Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.

LEITURA NA ESCOLA
Justificativa:

Saber ler, no mundo competitivo atual, é imprescindível para que a pessoa busque sempre aprimorar seus conhecimentos. Ao verificarmos a falta do gosto pela leitura e a falta de competência para a mesma, resolvemos implantar o projeto para sanar essas lacunas. Objetivamos, paulatinamente, ir formando um leitor crítico e competente. Cabe ressaltar que, ao trabalhar com textos literários, que são considerados mais completos, atende-se também a necessidade de ficção e fantasia, ajudando na formação do caráter e adquirir conhecimento do mundo e de si. Os benefícios culturais e sociais são enormes, além de melhorarmos como ser humano.
Houve necessidade de realizar este projeto, pois porque sabe-se da importância de contribuir na formação de leitores críticos e melhores escritores. Com isso, os alunos interagem, participam, trocam conhecimentos e experiências, pois cada livro (leitura) é uma viagem.
As crianças (1ª a 4ª série) podem pedir aos pais para lerem os livros, gibis, poesia, e outros. Além disso, a troca de livros acentua o processo de aquisição da linguagem escrita, oral e corporal. Ainda, ler com e na família fortalece os laços afetivos, desenvolve a criatividade.
Objetivo Geral
- Formar leitores competentes capazes de ler e compreender suas leituras;
- Proporcionar a leitura de obras disponíveis na escola.
Objetivos Específicos
- Capacitar alunos para lerem textos mais complexos, ler na sua profundidade, não ficando na superficialidade, ler nas entrelinhas;
- Ter senso crítico, debater, questionar os temas tratados;
- Contagiar a criança, adolescente a lerem livros, gibis, poesias, músicas, cordéis e outros, fazendo rodízio destes instrumentos entre o público alvo, estimulando o prazer da leitura, através da história lida e da criatividade do professor.

Descrição da Ação
O professor titular (1° ao 5° ano) os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio farão o controle e registro dos livros lidos pelos alunos;
Serão trabalhados textos de vários gêneros, como música, filme, poemas, contos, crônicas, textos informativos e científicos, para chegarem a ler romances de maior fôlego. Assim teremos leitores mais competentes, que irão tomando gosto pela leitura;
Com maior número e variação de títulos, esperamos um aumento acentuado de leitores, que deverá aumentar a cada dia.
Resultados Esperados

Que muitas crianças e adolescentes comecem a ter prazer em ler um livro e descubram que ler é a melhor coisa da vida;
Espera-se que os alunos, paulatinamente, vão tomando o gosto pela leitura, vendo-a como uma necessidade básica para suas vidas;

Recursos:
Livros

Cronologia:
Durante o ano letivo de 2013 – tendo início no mês de março.

Avaliação:
A avaliação será realizada mediante observação e registro do professor regente, podendo emitir nota ao desempenho do aluno.



FANFARRA

Justificativa

Toda comunidade escolar, bem como, as crianças, adolescentes e jovens, que vivem no entorno da Escola, necessitam de algo para estimular e aprimorar o conhecimento. A banda é uma forma de promover o bem estar da comunidade, agregando a população em torno de si para conviver em uma atmosfera de alegria e aprendendo a cultivar tradições culturais.
Aprender música permitirá a cada aluno e comunidade o aprimoramento do raciocínio e da concentração, aumento da coordenação motora e da lógica, facilitando o aprendizado de outras áreas de conhecimento.
Dessa forma, o espírito de companheirismo, solidariedade e a conscientização de que o bem sucedido resultado final tornar-se-á real quando todos os participantes derem sua contribuição.
Sendo assim, criou-se a fanfarra, contendo um grupo de músicos instrumentais que, geralmente, apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - sua apresentação musical. Esse grupo geralmente utiliza duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente tem um ritmo forte, adequado à marcha.
A fanfarra é o instrumento que faz o aluno participar mais ativamente no aprendizado musical. O aluno apresenta um potencial que deve ser explorado e desenvolvido e por meio da fanfarra, promoverá não só o ritmo, mas também a melodia, que, embora, às vezes simples, dará ao estudante o prazer de emitir sons diferentes no mesmo instrumento.
Objetivo Geral
- Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos e possibilitar o aprimoramento de técnicas musicais, incentivando o resgate da fanfarra como patrimônio cultural e cívico.
Objetivos Específicos
- Oportunizar ao aluno a convivência em grupo, a noção de equipe, a organização e sobre a responsabilidade e importância de cada um dentro do conjunto, favorecendo a integração entre escola e comunidade;
Valorizar a tradição da Semana da Pátria;
Oportunizar aos alunos uma forma saudável de lazer e integração.

Público Alvo
Alunos do 1° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Cronologia

Os ensaios acontecem em dias dois dias intercalados durante a semana e aos sábados, no horário matutino no Ginásio de Esportes.
Apresentação do desfile cívico, no Centro de Gravatal, onde toda a comunidade escolar se apresenta.
Avaliação

A avaliação será feita pelos organizadores e participantes, indicando os pontos positivos e negativos para, nos próximos eventos, corrigi-los, aprimorando o evento.



EEB Hercílio Bez
Plano de Ação de Incentivo a Leitura e revitalização das bibliotecas: “Ler, ver, viver e participar”
Ação (ões)
Diagnóstico
(Situação Atual)
Objetivos
Metodo-
logia
Local
Cronologia
Recursos
Respon-
sáveis
Inicio
Término
Financeiros
Humanos

Materiais

Seleção dos livros de literatura infantil p/ os Projetos PENOA e Mais Educação
Proporcionar interesse e prazer para com a leitura.
Objetivo Geral:
*Formar leitores competentes obtendo o gosto pela leitura, visando aumentar o interesse da leitura por jovens, crianças e adultos (pais/responsáveis) por meio (ações) de, incentivo a leitura na escola e em casa, juntamente com a família.

Março a Novembro.
Biblioteca

Março
Novembro.

Alunos,
Professores e pais
Bolsas de Pano e
Livros de
Literatura Infantil
Bibliotecária
Professores Regentes
Grêmio Estudantil
Bolsa Literária p/alunos de 3º ao 5º ano, contendo dois livros p/ ler em casa, juntamente com a família.
Incentivar a família a participar da leitura em casa c/a Bolsa Literatura.
Objetivos Específicos:
*Fazer com que os alunos, pais, professores tenham senso crítico, debatendo, questionando sobre os temas tratados através da leitura de livros de literatura;
*Contagiar a criança, adolescente e o adulto a ler vários gêneros discursivos (livros, gibis, poesias, músicas, cordéis e outros), fazendo rodízio destes gêneros textuais com o público alvo, estimulando através dos livros e diversos portadores textuais a ler;
*Incrementar a leitura no âmbito escolar e familiar;
* Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
*Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;





Sala de Aula
Março
Novembro.




Gravatal, 17 de março de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário