terça-feira, 30 de junho de 2015




 



Jogo Geométrico
A geometria é uma disciplina muito importante. Deve ser trabalhada em sala de aula desde as séries iniciais, pois a mesma tem o intuito de estudar as propriedades das figuras geométricas.
O jogo “Tapete Geométrico” mostrado na imagem abaixo, foi aplicado com o 4º ano. Esse jogo foi confeccionado pela bolsista do PIBID Bianca Claudino Nazario, acadêmica do curso de matemática. O jogo foi feito com o objetivo de fazer com que os alunos saibam diferenciar as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. Além de auxiliar na geometria, o jogo também tem o intuito de desenvolver a coordenação motora dos discentes. Veja abaixo as fotos dos discentes jogando o jogo:
 






 














Autora:  Bianca Claudino Nazário
                                                                                             Curso: Matemática
                                                                                              Bolsista PIBID
 























  PIBID

 (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)


Introdução

O presente trabalho descreve o projeto interdisciplinar intitulado Brincando e Aprendendo com a Sustentabilidade, realizado na Escola de Educação Básica Hercílio Bez.

Consiste numa ação pedagógica interdisciplinar desenvolvida no recreio, organizando os espaços com brinquedos e jogos gerando momentos de aprendizagem e melhorando o desenvolvimento das relações interpessoais  resultando numa maior integração.


Objetivos:

•      Proporcionar aos alunos um momento de socialização durante o recreio, por meio de atividades direcionadas e monitoradas, envolvendo a sustentabilidade.

•      Oportunizando um espaço de brincadeira saudável, diminuindo consideravelmente as brincadeiras violentas,  apostando, desta forma, na educação preventiva.

                             
Metodologia

Construção de brinquedos com materiais reciclados a serem utilizados nas atividades monitoradas na hora do recreio.

Resultados e discussão

Os objetivos propostos  foram alcançados na medida em que brinquedos e jogos foram confeccionados através  da reutilização de materiais que iriam para o lixo. Demonstrando  assim, que é a possível o próprio aluno construir seus brinquedos em casa com baixo custo.

Após a aplicação do projeto observou-se uma melhor relação entre os participantes, atingindo o objetivo de tornar o recreio um espaço saudável e de fortalecimento de vínculos e melhorando a qualidade de vida.


Conclusões

O projeto Brincando e Aprendendo com a Sustentabilidade é uma proposta lúdica de brinquedos e brincadeiras durante o intervalo de forma monitorada. No pátio da escola as brincadeiras ficam disponíveis e as crianças vão participando por interesse. Os materiais construídos para o recreio, são usados também em outros espaços de aprendizagem e no período intermediário do projeto Mais Educação.


Bibliografia

LEGAN,Lucia. A escola sustentável: eco alfabetizando pelo ambiente. São Paulo, IPEC, 2004.


QUEIROZ, Tania Dias. Atividades praticas de dinâmicas de grupo e sensibilizações: educação  infantil e ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário