Projeto Pibid Recreio Monitorado
EEB Hercílio Bez – Gravatal - SC
Práticas
Lúdicas Experimentais no Recreio Monitorado do Ensino Fundamental I e II
Introdução
O presente trabalho é uma reflexão
dialógica-vivencial do recreio monitorado através das Práticas Lúdicas
Experimentais realizada na
Escola de Educação Básica Hercílio Bez
em Gravatal
(SC) pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência) da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) envolvendo os
subprojetos da Educação Física, Biologia, Geografia, Matemática e Pedagogia.
Consiste numa ação lúdica de
práticas experimentais, onde os
espaços são
organizados em ilhas de interesse com brinquedos,
jogos gigantes, leitura, contação de histórias,
brincadeiras de roda, dinâmicas expressivas e criativas que proporcionam, no
restrito espaço interno da escola, vários ambientes para os estudantes. Além
disso, tais práticas fortalecem os vínculos saudáveis de amizade, união e
cooperação como também desenvolvem a inteligência afetiva (Toro,2001) (apud
SIMONI e HORÁCIO,2015), melhoram as relações interpessoais diminuindo,
significativamente, a violência nos recreios e intervalos do intermediário. As
práticas mencionadas também estabelecem uma cultura de paz, ética e
sustentabilidade (VIANA, 1998; SIMONI e HORÁCIO, 2015).
Objetivos
1- Proporcionar
experiências de socialização vivencial mediadas por conteúdos que incluam a
sustentabilidade e a reciclagem de materiais na construção dos jogos e dos
brinquedos que, assim, promovem o
reconhecimento e a valorização da vida.
2 - Construir
práticas de Educação Biocêntrica que promovam a
cultura de paz, a reeducação afetiva-dialógica-vivencial, o fortalecimento dos
vínculos com qualidade através dos eco-fatores positivos(TORO, 2002).
Metodologia
Os jogos e brinquedos são todos
construídos com material reciclado e reutilizado. Durante o recreio, subgrupos se
formam em duplas, trios ou mais elementos diluindo as diferenças;
uns ajudam aos outros no território do
brincar, onde o aprender acontece de forma lúdica e transdisciplinar, incentivando a
autonomia no cuidado consigo próprio, com o outro e o meio ambiente, valorizando o respeito à vida,
o consumo consciente e sustentável e ampliando a visão de mundo. (MEC, 2013)
A interação com o público atendido se
realiza de forma lúdica e pedagógica com o objetivo de desenvolver a
inteligência afetiva,
a motricidade ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o raciocínio lógico
matemático e o letramento com bases epistemológicas na Educação Biocêntrica (BORGES, 2011;
CAVALCANTE, 2015; SPODE, 2006 ;FLORES 2006).
Resultados e reflexão
Os objetivos
propostos se concretizaram
proporcionando, aos estudantes, vários meios de crescimento pessoal tais como:
vivenciar momentos de socialização durante o recreio por meio de atividades
monitoradas e direcionadas; despertar a
curiosidade para os materiais utilizados, mostrando que se pode transformar,
reciclar, reutilizar, reduzir, repensar o que se faz com o lixo; fomentar a
Educação Ambiental e Patrimonial; oportunizar um espaço de brincadeiras,
diminuindo consideravelmente a violência. Restou comprovado que, através da
educação preventiva, tem-se bons resultados a curto, médio e a longo prazo
principalmente, além de que a intencionalidade pedagógica de forma monitorada
pode harmonizar os espaços escolares nos intervalos, seja no recreio, turno
intermediário ou outros espaços no processo de ensino-aprendizagem.
Conclusões
O projeto das
Práticas Lúdicas Experimentais no recreio monitorado do Ensino Fundamental
mostrou resultados positivos que surtiram efeito inclusive no intervalo dos estudantes do Ensino Fundamental II que se interessaram e
começaram a participar dos jogos
e brincadeiras. Nos pequenos espaços, grandes resultados foram
alcançados através das ilhas
de interesse, da
inclusão social, do conviver em harmonia com as diferenças além de
gerar uma cultura de
paz no ambiente escolar.
Referências Bibliográficas
CAVALCANTE, Ruth. Abraçando
a Educação Biocêntrica. In: Educação Biocêntrica Aprendizagem
Visceral e Integração Afetiva. FLORES, Feliciano E. V. (Org). Porto Alegre:
Editora Evangraf. 2006 p 23-40.
CAVALCANTE, Ruth. Educação
Biocêntrica:
ciência, arte, mística, amor e transformação. Ruth Cavalcante e Cezar Wagner de Lima Góis. –
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MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB,
DICEI. 2013
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In: VICENTE, Célia; SOUSA, Ana Maria B. de; BITTENCOURT, Stella Gomes (Orgs). Um Viés Biocêntrico na Elaboração de
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Acesso em 08/05/ 2016.
SOUSA,
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SPODE,
Eni; CLEZAR, Rejane. Reeducação
Afetiva: uma proposta para integração dos educandos com dificuldade de
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TORO.
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Reportagem
UNISUL TV Projeto
incentiva novos professores.
Repórter: Pedro Garcia.
Acesso
em 11/05/2016.
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