terça-feira, 21 de junho de 2016




Projeto Pibid Recreio Monitorado

EEB Hercílio Bez – Gravatal - SC

    
                              


Práticas Lúdicas Experimentais no Recreio Monitorado do Ensino Fundamental I e II


Introdução
O presente trabalho é uma reflexão dialógica-vivencial do recreio monitorado através das Práticas Lúdicas Experimentais realizada na Escola de Educação Básica Hercílio Bez em  Gravatal (SC) pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) envolvendo os subprojetos da Educação Física, Biologia, Geografia, Matemática e Pedagogia.
Consiste numa ação lúdica de práticas experimentais, onde os espaços são organizados em ilhas de interesse com brinquedos, jogos gigantes, leitura, contação de histórias, brincadeiras de roda, dinâmicas expressivas e criativas que proporcionam, no restrito espaço interno da escola, vários ambientes para os estudantes. Além disso, tais práticas fortalecem os vínculos saudáveis de amizade, união e cooperação como também desenvolvem a inteligência afetiva (Toro,2001) (apud SIMONI e HORÁCIO,2015), melhoram as relações interpessoais diminuindo, significativamente, a violência nos recreios e intervalos do intermediário. As práticas mencionadas também estabelecem uma cultura de paz, ética e sustentabilidade (VIANA, 1998; SIMONI e HORÁCIO, 2015). 

Objetivos
1- Proporcionar experiências de socialização vivencial mediadas por conteúdos que incluam a sustentabilidade e a reciclagem de materiais na construção dos jogos e dos brinquedos que, assim,  promovem o reconhecimento e a valorização da vida.
2 - Construir práticas de Educação Biocêntrica que promovam a cultura de paz, a reeducação afetiva-dialógica-vivencial, o fortalecimento dos vínculos com qualidade através dos eco-fatores positivos(TORO, 2002).

Metodologia
Os jogos e brinquedos são todos construídos com material reciclado e reutilizado. Durante o recreio,  subgrupos se formam em duplas, trios ou mais elementos diluindo as diferenças; uns ajudam aos outros no território do brincar, onde o  aprender acontece de forma lúdica e transdisciplinar, incentivando a autonomia  no cuidado consigo próprio, com o outro e o meio ambiente, valorizando o respeito à vida, o consumo consciente e sustentável e ampliando a visão de mundo. (MEC, 2013)
A interação com o público atendido se realiza de forma lúdica e pedagógica com o objetivo de desenvolver a inteligência afetiva, a motricidade ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o raciocínio lógico matemático e o letramento com bases epistemológicas na Educação Biocêntrica (BORGES, 2011; CAVALCANTE, 2015; SPODE, 2006 ;FLORES 2006).

Resultados e reflexão
Os objetivos propostos  se concretizaram proporcionando, aos estudantes, vários meios de crescimento pessoal tais como: vivenciar momentos de socialização durante o recreio por meio de atividades monitoradas e direcionadas;  despertar a curiosidade para os materiais utilizados, mostrando que se pode transformar, reciclar, reutilizar, reduzir, repensar o que se faz com o lixo; fomentar a Educação Ambiental e Patrimonial; oportunizar um espaço de brincadeiras, diminuindo consideravelmente a violência. Restou comprovado que, através da educação preventiva, tem-se bons resultados a curto, médio e a longo prazo principalmente, além de que a intencionalidade pedagógica de forma monitorada pode harmonizar os espaços escolares nos intervalos, seja no recreio, turno intermediário ou outros espaços no processo de ensino-aprendizagem. 

Conclusões
O projeto das Práticas Lúdicas Experimentais no recreio monitorado do Ensino Fundamental mostrou resultados positivos que surtiram efeito inclusive no intervalo dos estudantes do Ensino Fundamental II que se interessaram e começaram a participar dos jogos e brincadeiras.  Nos pequenos espaços, grandes resultados foram alcançados através das ilhas de interesse, da inclusão social, do conviver em harmonia com as diferenças além de gerar uma cultura de paz  no ambiente escolar.













Referências Bibliográficas
CAVALCANTE, Ruth. Abraçando a Educação Biocêntrica. In: Educação Biocêntrica Aprendizagem Visceral e Integração Afetiva. FLORES, Feliciano E. V. (Org). Porto Alegre: Editora Evangraf. 2006 p 23-40.
CAVALCANTE, Ruth. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Ruth Cavalcante e Cezar Wagner de Lima Góis. – Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.
MEC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI. 2013
SIMONI, André; HORACIO, Giselle Paes. Promovendo e Fortalecendo o Folclore como Ação de Cidadania, Cultura e Sustentabilidade. In: VICENTE, Célia; SOUSA, Ana Maria B. de; BITTENCOURT, Stella Gomes (Orgs). Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos: Desafios e profissionalização no Terceiro Setor. Florianópolis: Edição do autor. 2013 p 117-121.
SIMONI, André; HORACIO, Giselle Paes. Boi-de-mamão como Ação de Cidadania, Cultura e Sustentabilidade. Revista Memorare, Tubarão, SC, v. 2, n.3, p. 47-67 maio./ago. 2015 :< http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index/memorare_grupep/article/view/3310 >
 Acesso em 08/05/ 2016.
SOUSA, Ana Maria Borges de. et al (orgs) Módulo 1: gestão do cuidado e Educação Biocêntrica. Florianópolis: UFSC-CED-Nuvic, 2011.
SPODE, Eni; CLEZAR, Rejane. Reeducação Afetiva: uma proposta para integração dos educandos com dificuldade de aprendizagem envolvendo a Biodanza. Porto Alegre: Imagens da Terra. 2006.
TORO. Rolando. Biodanza. São Paulo: Editora Olavobras. 2002.
Reportagem UNISUL TV Projeto incentiva novos professores. Repórter: Pedro Garcia.
Acesso em 11/05/2016.


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