JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
A matemática é uma disciplina que a
maioria dos alunos tem certo receio, pois sentem muita dificuldade em resolver
os cálculos, memorizar regras, decorar a tabuada, dentre outras
dificuldades. Assim sendo, é muito
importante o professor de matemática colocar
em seu planejamento, aulas lúdicas, com trabalhos diferenciados, incluindo
projetos, como: construção de sólidos geométricos, teodolito e jogos. O
professor fazendo aulas diversificadas com jogos, por exemplo, irá mostrar para
os alunos que a matemática também é divertida. Os discentes podem entender
melhor os conteúdos matemáticos brincando. Isso irá motivá-los e fazê-los ter
um novo olhar pela matemática.
Os jogos didáticos têm como objetivo, tornar atraentes as atividades escolares, bem como
estimular o raciocínio dos alunos. São estratégias metodológicas para o
desenvolvimento de ambientes de aprendizagem que possibilitam a criatividade e o
senso cognitivo.
Através do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência – PIBID foi elaborado no subprojeto de Matemática, com
o auxílio das bolsistas: de ciências biológicas, educação física, geografia e
pedagogia, jogos Matemáticos, os mesmos abordam os seguintes temas: adição, subtração,
multiplicação, divisão, multiplicação de monômios, expressões algébrica,
geometria e raciocínio lógico. Os jogos foram trabalhados com os alunos do 6º
ano ao 9º ano, vem sendo realizado desde o ano passado.
As imagens abaixo mostram os alunos do
7º ano jogando o “Jogo do resto”, esse jogo tem por objetivo desenvolver nos
alunos o raciocínio lógico, pois os mesmos tem que calcular mentalmente as
operações de divisão.
A imagem a seguir mostra os alunos do 8° ano jogando
o “Jogo do Stop”, esse jogo é um jogo que envolve a operação de multiplicação.
A imagem a seguir mostra os alunos do 8º ano jogando
o Jogo de tabuleiro “Caminho da Multiplicação”, esse jogo envolve questões
problemas de multiplicação.
Durante a aplicação do projeto percebia
que os alunos estavam muito interessados. O caráter competitivo também foi
notório. Observou-se muito interesse quando ficavam atentos na resolução dos
colegas para conferir se o cálculo realizado estava correto.
Ao final da aplicação do Jogo de
Tabuleiro “Caminho da Multiplicação”, os alunos transmitiram sua opinião sobre
o mesmo, segue a seguir a opinião de quatro alunos:
· Aluno A: “O jogo é bem legal, divertido. Foi bom ter jogado o caminho da
Multiplicação. Pois é um jogo bom para aprender a matemática”.
·
Aluno B: “Achei muito interessante, bem extrovertido e fez a gente pensar
bastante”.
·
Aluno C: “Achei legal para descontrair, foi emocionante e foi bom porque
aprendemos a tabuada”.
·
Aluno D: “Achei muito legal, pois ensina e brinca ao mesmo tempo”.
Ao analisarmos as falas
dos alunos percebemos que os mesmos gostaram dos jogos, isso é muito
gratificante.
Gravatal, 26 de Agosto de 2015.
Bianca
Claudino Nazário
Bolsista
do PIBID - Curso de Matemática
Essa equipe do PIBID é nota 10!
ResponderExcluir