quarta-feira, 26 de agosto de 2015





JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA


A matemática é uma disciplina que a maioria dos alunos tem certo receio, pois sentem muita dificuldade em resolver os cálculos, memorizar regras, decorar a tabuada, dentre outras dificuldades.  Assim sendo, é muito importante o professor de matemática colocar em seu planejamento, aulas lúdicas, com trabalhos diferenciados, incluindo projetos, como: construção de sólidos geométricos, teodolito e jogos. O professor fazendo aulas diversificadas com jogos, por exemplo, irá mostrar para os alunos que a matemática também é divertida. Os discentes podem entender melhor os conteúdos matemáticos brincando. Isso irá motivá-los e fazê-los ter um novo olhar pela matemática.
Os jogos didáticos têm como objetivo, tornar atraentes as atividades escolares, bem como estimular o raciocínio dos alunos. São estratégias metodológicas para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem que possibilitam a criatividade e o senso cognitivo.
Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi elaborado no subprojeto de Matemática, com o auxílio das bolsistas: de ciências biológicas, educação física, geografia e pedagogia, jogos Matemáticos, os mesmos abordam os seguintes temas: adição, subtração, multiplicação, divisão, multiplicação de monômios, expressões algébrica, geometria e raciocínio lógico. Os jogos foram trabalhados com os alunos do 6º ano ao 9º ano, vem sendo realizado desde o ano passado.

As imagens abaixo mostram os alunos do 7º ano jogando o “Jogo do resto”, esse jogo tem por objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio lógico, pois os mesmos tem que calcular mentalmente as operações de divisão.






A imagem a seguir mostra os alunos do 8° ano jogando o “Jogo do Stop”, esse jogo é um jogo que envolve a operação de multiplicação.





A imagem a seguir mostra os alunos do 8º ano jogando o Jogo de tabuleiro “Caminho da Multiplicação”, esse jogo envolve questões problemas de multiplicação.
                                                                                                                                                
   



Durante a aplicação do projeto percebia que os alunos estavam muito interessados. O caráter competitivo também foi notório. Observou-se muito interesse quando ficavam atentos na resolução dos colegas para conferir se o cálculo realizado estava correto.
Ao final da aplicação do Jogo de Tabuleiro “Caminho da Multiplicação”, os alunos transmitiram sua opinião sobre o mesmo, segue a seguir a opinião de quatro alunos:



·               Aluno A: “O jogo é bem legal, divertido. Foi bom ter jogado o caminho da Multiplicação. Pois é um jogo bom para aprender a matemática”.

·               Aluno B: “Achei muito interessante, bem extrovertido e fez a gente pensar bastante”.

·               Aluno C: “Achei legal para descontrair, foi emocionante e foi bom porque aprendemos a tabuada”.

·               Aluno D: “Achei muito legal, pois ensina e brinca ao mesmo tempo”.

Ao analisarmos as falas dos alunos percebemos que os mesmos gostaram dos jogos, isso é muito gratificante.



Gravatal, 26 de Agosto de 2015.

Bianca Claudino Nazário
Bolsista do PIBID - Curso de Matemática





Um comentário: